Apenas no domingo (3) foram registrados mais de 60 milímetros de chuva. Não houve chamados
04/08/2025 | 02:08:18
Equipes do Sanep mantiveram plantão nas sete casas de bombas responsáveis por dar vazão às águas durante as fortes chuvas que caíram sobre o município durante o fim de semana. Em algumas áreas, como na cabeceira da barragem do Santa Bárbara, choveu 104,4 milímetros. Na zona norte, nas imediações do Sítio Floresta, o acumulado foi de 82,8 mm, segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil.
Durante a madrugada de domingo e segunda-feira (4), foram executadas limpezas manuais das grades de contenção das casas de bombas. Destaque negativo para o excesso de resíduos (lixo) que chegam até as estruturas - o que atrapalha o escoamento e dificulta a operação do sistema de drenagem diante de fortes precipitações pluviais.
Desde as primeiras horas a Defesa Civil acompanha os impactos para fazer o melhor diagnóstico e organizar as ações de resposta em alguns pontos críticos, entre esses o final da avenida Fernando Osório, o entroncamento das avenidas Leopoldo Brod com Fernando Osório, o loteamento 15 de julho, Arco-íris (todos na zona norte da cidade), e Rua das Traíras (zona leste), que tem problema recorrente.
Nesta segunda-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) deu sequência à execução de drenagem no loteamento Getúlio Vargas, bairro Três Vendas. Estão sendo feitas troca de canos, abertura de valetas e limpeza na rede para instalação de travessias, especialmente na região onde residências foram entregues recentemente pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF). Obras de drenagem e desobstrução estão em andamento na Sanga Funda e na Vila do Prado, também na zona norte.
No Passo do Salso, bairro Fragata (zona oeste), equipe do Departamento de Drenagem Urbana da Ssui constatou a necessidade da utilização de pelo menos 40 cargas de saibro e cascote para recomposição de vias.