Moradores de regiões que ainda não contam com o serviço de coleta seletiva ou de Ecopontos têm outra alternativa para descartar papel, plástico, vidro ou metal: as escolas. Oitenta e um educandários de Pelotas participam do projeto “Adote uma Escola”, do Sanep, criado para desenvolver a consciência ecológica entre as crianças e adolescentes, por meio da educação ambiental.
A ação também é uma forma de incentivo à redução, reutilização e reciclagem de materiais jogados no lixo. Sabe-se que a escola é um vetor que propicia a mudança de mentalidade, assim neste projeto procurou-se levar aos alunos e professores, noções básicas sobre o desperdício e o reaproveitamento do lixo, através de palestras, vídeos, jogos gincanas, passeios ciclísticos, etc, caracterizando-os como agentes de transformação, levando estas mensagens até o bairro onde está inserida a sua escola, assim, não só o bairro, mas a própria escola passa a ser beneficiada com a comercialização dos recicláveis arrecadados.
Atualmente, a Coleta Seletiva atende a demanda de 80% da zona urbana de Pelotas. Além das escolas, algumas entidades também recebem materiais recicláveis. Confira os locais: